terça-feira, 23 de junho de 2009

Richard Stallman na Unicamp

Ontem participei de uma palestra do Richard M. Stallman na Unicamp aqui em Campinas. Pra quem não conhece, O Stallman é o idealizador do software livre, criador do projeto GNU, do EMACS, do GCC, etc. Ele praticamente consolidou o conceito de copyleft. Atualmente trabalha defendendo sua idéia de que todo software deve ser livre.
Na palestra ele abordou justamente sobre este tema. Sua primeira frase na palestra foi: "What is free software?" E assim desencadeou toda uma explicação de que um software livre não é tão somente um software gratuito e sim um software onde o usuário é livre. Onde o usuário pode: Usar o programa como quiser, fazer as alterações que quiser no programa, distribuir gratuitamente e livremente o programa e por último, talvez como consequência de tudo isso, colaborar com a comunidade e a sociedade em que ele está inserido.
Para quem já está habituado com o tema, tudo isso não tem nada de extraordinário mas, como disse a professora Islene que introduziu a palestra, nós somos como crianças que gostamos de ouvir a mesma história e cada vez que a ouvimos aprendemos mais.
Eu particularmente não consigo ser tão devoto da 'EMACS Church' quanto é o pregador Stallman. Ele é um líder religioso desta igreja muito fervoroso que sempre que falava de software proprietário, falava que era para tomarmos cuidado pois 'they have the control'. Ele chegou a criticar a distribuição Debian por rodar um Kernel com trechos proprietários e até declarar que o Linus Torwalds não é a favor do software livre por deixar que 'eles tenham o controle'. Nessa paranóia toda, ele expôs uma opnião sobre o sistema de votação brasileiro que me fez pensar. Para ele, voto deve ser feito no papel pois com computadores o processo de contagem de votos é ainda mais obscuro, por mais que o sistema que rode nas urnas seja software livre.
Perguntei sobre Cloud Computing, a nova idéia de computação na nuvem que está surgindo e ele foi bem enfático: "Não usem essas coisas. Além de deixar que eles tenham controle do software que vocês estão usando, eles estão tendo controle do processamento deste software e até dos dados deste software. ". E eu fiquei refletindo. Cloud Computing é uma estratégia para que a idéia do software livre enfraqueça. Também, agora que temos máquinas potentes, com muito mais capacidade de processamento, usarmos estas máquinas como terminais burros é jogar dinheiro fora.

E claro, como não podia deixar de ser, tirei minha foto com a figura:
E ele não cobrou a foto, como ele costuma cobrar do pessoal já que ele acredita que tirar fotos é perda de tempo e não acrescenta nada. Acho que ele estava de bom humor. Hehehe

5 comentários:

LoreLoves¨theLord disse...

Q 'medomedo' da parte das urnas! Hehe eeeh irmáozinho nerd, 'EMACS Church' foi óóótema huaha. Vc escreve mto bem, expoe legal suas idéias e suas nao-idéias (o q é concreto já, pow) ISSAÊ!!! Bjo da fã

Unknown disse...

Muito bom o post, eu tmbm sou contra o radicalismo de Stallman. Ele deixa de promover o Open Source, com essa atitude negativa, de colocar o Open Source num pedestal. Devemos manter o equilíbrio... Quanto às urnas, sabe-se que há manipulação de votos... apenas não se divulga.
Parabenizo vc por escrever muito bem. Simples, claro e objetivo. Sucesso. Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. A palestra deve ter valido mto a pena.
[]s
José H.

Kbeção disse...

Perdi essa, mas valeu por comentar no blog :D

tenhodito disse...

radicalismo é sempre um problema, em qq area da vida.