Na palestra ele abordou justamente sobre este tema. Sua primeira frase na palestra foi: "What is free software?" E assim desencadeou toda uma explicação de que um software livre não é tão somente um software gratuito e sim um software onde o usuário é livre. Onde o usuário pode: Usar o programa como quiser, fazer as alterações que quiser no programa, distribuir gratuitamente e livremente o programa e por último, talvez como consequência de tudo isso, colaborar com a comunidade e a sociedade em que ele está inserido.
Para quem já está habituado com o tema, tudo isso não tem nada de extraordinário mas, como disse a professora Islene que introduziu a palestra, nós somos como crianças que gostamos de ouvir a mesma história e cada vez que a ouvimos aprendemos mais.

Perguntei sobre Cloud Computing, a nova idéia de computação na nuvem que está surgindo e ele foi bem enfático: "Não usem essas coisas. Além de deixar que eles tenham controle do software que vocês estão usando, eles estão tendo controle do processamento deste software e até dos dados deste software. ". E eu fiquei refletindo. Cloud Computing é uma estratégia para que a idéia do software livre enfraqueça. Também, agora que temos máquinas potentes, com muito mais capacidade de processamento, usarmos estas máquinas como terminais burros é jogar dinheiro fora.
E claro, como não podia deixar de ser, tirei minha foto com a figura:
