terça-feira, 23 de junho de 2009

Richard Stallman na Unicamp

Ontem participei de uma palestra do Richard M. Stallman na Unicamp aqui em Campinas. Pra quem não conhece, O Stallman é o idealizador do software livre, criador do projeto GNU, do EMACS, do GCC, etc. Ele praticamente consolidou o conceito de copyleft. Atualmente trabalha defendendo sua idéia de que todo software deve ser livre.
Na palestra ele abordou justamente sobre este tema. Sua primeira frase na palestra foi: "What is free software?" E assim desencadeou toda uma explicação de que um software livre não é tão somente um software gratuito e sim um software onde o usuário é livre. Onde o usuário pode: Usar o programa como quiser, fazer as alterações que quiser no programa, distribuir gratuitamente e livremente o programa e por último, talvez como consequência de tudo isso, colaborar com a comunidade e a sociedade em que ele está inserido.
Para quem já está habituado com o tema, tudo isso não tem nada de extraordinário mas, como disse a professora Islene que introduziu a palestra, nós somos como crianças que gostamos de ouvir a mesma história e cada vez que a ouvimos aprendemos mais.
Eu particularmente não consigo ser tão devoto da 'EMACS Church' quanto é o pregador Stallman. Ele é um líder religioso desta igreja muito fervoroso que sempre que falava de software proprietário, falava que era para tomarmos cuidado pois 'they have the control'. Ele chegou a criticar a distribuição Debian por rodar um Kernel com trechos proprietários e até declarar que o Linus Torwalds não é a favor do software livre por deixar que 'eles tenham o controle'. Nessa paranóia toda, ele expôs uma opnião sobre o sistema de votação brasileiro que me fez pensar. Para ele, voto deve ser feito no papel pois com computadores o processo de contagem de votos é ainda mais obscuro, por mais que o sistema que rode nas urnas seja software livre.
Perguntei sobre Cloud Computing, a nova idéia de computação na nuvem que está surgindo e ele foi bem enfático: "Não usem essas coisas. Além de deixar que eles tenham controle do software que vocês estão usando, eles estão tendo controle do processamento deste software e até dos dados deste software. ". E eu fiquei refletindo. Cloud Computing é uma estratégia para que a idéia do software livre enfraqueça. Também, agora que temos máquinas potentes, com muito mais capacidade de processamento, usarmos estas máquinas como terminais burros é jogar dinheiro fora.

E claro, como não podia deixar de ser, tirei minha foto com a figura:
E ele não cobrou a foto, como ele costuma cobrar do pessoal já que ele acredita que tirar fotos é perda de tempo e não acrescenta nada. Acho que ele estava de bom humor. Hehehe

sábado, 23 de maio de 2009

Criminal Minds

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de Criminal Minds. Assisto várias séries, entre elas Lost, House, Lie to Me, The Mentalist, enfim, mas CM é minha preferida.

É triste que quase ninguém conhece e acompanha Criminal Minds aqui no Brasil. Nos EUA a série tem, muitas vezes, mais audiência que Lost, que é, por outro lado, mais badalada aqui. Tanto que mal passou a season finale da quinta temporada nos EUA e as locadoras aqui da cidade já anunciam esta temporada em DVD.

Pra quem não conhece, Criminal Minds é uma série policial estilo "FBI! Put your hands where I can see them!" mas é bem diferente das séries policiais em geral. O seriado gira em torno de uma equipe do FBI, a BAU(Behavioral Analysis Unit) que investiga o comportamento dos suspeitos, traça perfis e assim consegue reunir as peças para prender os criminosos. A equipe entra em ação quando não há mais pistas para investigar sequências de crimes. Ela usa psicologia, apresenta o que motiva os assassinos a cometerem os crimes, tendo muitos casos ou parte deles baseados em casos reais. Assim, vários estudiosos da área da psicologia e análise forense prestigiam a série.

Cada elemento do time tem sua personalidade e suas habilidades e as usa para resolver os casos. O Dr. Reid é um jovem nerd, que consegue perceber vários detalhes que os outros do time não conseguem, o agente Morgan é o rambo corajoso que está presente na maioria das situações de risco, a Garcia é quem fica atrás dos computadores e está sempre pronta para conseguir informações para a equipe, só pra citar alguns...

A primeira e a segunda temporada estão disponíveis na TVTerra legendadas (http://terratv.terra.com.br/Diversao/4150/Criminal-Minds.htm)
Não precisa ser assinante do Terra para assistir.
Já outras temporadas podem ser vistas no tvshack.net ou hulu.com